segunda-feira, 16 de março de 2015

Renúncia, fruto da conversão


 Estamos vivendo o tempo da Quaresma, trata-se de um tempo de preparação para a Páscoa, período que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa. É um tempo reservado para reflexão e uma conversão espiritual, onde todos são convidados a se aproximar de Deus e a crescer espiritualmente. Este é um tempo de recolhimento, tempo propício para o homem olhar em seu interior e buscar opções que o leve a Deus, tempo de renúncia.

“Se alguém quiser vir comigo, renuncia-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16, 24). Disse Jesus aos seus discípulos e, assim, Ele vem dizer a cada um de nós. Esta é a condição para seguí-Lo, renunciar a si mesmo. Para a Igreja o ato de renunciar está relacionado com a conversão do homem. Um homem convertido passa a ter a necessidade de dá uma resposta ao chamado de Deus. Não é mais possível viver da mesma forma.

Assim como ocorreu com Jesus no deserto, o homem na sua caminhada passará por diversas tribulações, que o tentarão desviar do projeto de Deus e tentarão fazê-lo escolher um caminho fácil de prazeres, sucesso e poder. Porém a vida humana, por melhor que seja, é efêmera e passageira. “Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar sua vida?” (Mateus 16, 26). A mentalidade mundana tenta tirar do homem aquilo que é essencial e verdadeiro, a fome do amor de Deus.

 “Esta renúncia faz parte do seguimento a Cristo. A renúncia só é capaz a partir do momento que estou na caminhada e que eu sei o que é preciso renunciar. Preciso discernir entre aquilo que é de Deus e aquilo que não é de Deus”,(Seminarista da Comunidade Doce Mãe de Deus, Levi Joaquim).  A renúncia tem o objetivo de ordenar a vida do homem, é um processo de amadurecimento e crescimento em Deus.  Este ato de conscientização é fruto de Espírito Santo, que faz o homem perceber que algo precisa ser trabalhado em si, para não mais ser escravo das suas necessidades primárias. A renúncia é a escolha do homem pelo amor de Deus.



Uma boa quaresma a todos!
Fonte: Comunidade Doce Mãe de Deus
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?

Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados