sábado, 11 de julho de 2015

Baluarte São Camilo de Lellis


O mês de Julho é especial para a Comunidade Católica Filhos de Sião porque celebramos no dia 14 São Camilo de Lellis um dos baluartes da nossa vocação. Este santo inspira a vida missionária e apostólica da nossa comunidade, seja qual for a missão somos chamados a realizá-la sempre com prontidão e com ''Coração nas mãos'', isto é, no amor e por amor a Jesus, a exemplo de São Camilo. Ele se tornou conhecido como o ''gigante da caridade'', pois não sabia fazer nem falar de outra coisa a não ser da ''pérola da caridade.''
Antes de sua conversão era um jovem militar, buscava aventuras, viciado em jogos de aposta, até perder tudo, ficar desfigurado e ir parar em um dos conventos franciscanos para trabalhar como servente, e viver ao menos com o mínimo de dignidade. Em uma viagem ao convento de Manfrêdônia enviado pelos franciscanos, Camilo conhece o padre Ângelo que o acolheu com grande afeto, soube ouvir Camilo e dirigiu-lhe palavras cheias de sabedoria e verdade que foram fecundadas no coração dele, Camilo passou a noite meditando naquelas palavras do Padre Ângelo: ''Você precisa de paz. Pense que o que vale verdadeiramente é somente Deus; todo o resto, em comparação, é nada. Preocupe-se em procurá-lo, em pedir, alegrar-se nele, agradá-lo. Somente assim você poderá atingir o único objetivo pelo qual vale a pena se empenhar, lutar, sofrer, nesta vida tão frágil e incerta: salvar a alma, que é a única coisa nossa que não morre.'' (SPINELLI 2010 pág. 73). Então no retorno da sua viagem a Manfrêndônia, dia 02 de fevereiro de 1575, com vinte e cinco anos de idade Camilo tem o seu inesperado mas, inesquecível encontro pessoal com Deus que viria a transformar toda a sua vida. Camilo recebe a visita do próprio Deus, esta causa nele arrependimento profundo dos seus pecados, da vida desregrada que levou durante tanto tempo, e em meio as lágrimas gritou para si mesmo e para o mundo: ''Basta de mundo! Basta de mundo!'' Camilo pede então admissão na ordem dos franciscanos, sendo seu pedido aceito, torna-se noviço. Porém, sofria ele de uma enfermidade na perna direita e a mesma impossibilitaria a sua permanência entre os frades. Em 1579 buscou então pela terceira vez tratamento da mesma ferida no hospital São Tiago em Roma. Lá Camilo, descobre ser a vontade de Deus a sua permanência no hospital, para cuidar dos enfermos, reformar os hospitais, servi-lo aos mais pobres, moribundos. Assim, a partir do serviço de Camilo de Lellis aos doentes, dá-se inicio a que viria a ser a ordem dos Camiliano, uma obra de Deus para atender as necessidades do seu tempo, no qual os hospitais, as cidades de Roma se encontravam em péssimas condições no sistema sanitários e o povo era assolado pela peste bubônica, surge Camilo para [...] ''com seu amor aos doentes e Jesus sofredor, lançar as bases sanitário-assistencial-hospitalar moderno fundamentado pelo menos em linha de princípio, no respeito e na centralidade do doente.'' (SPINELLI 2010 p.183)
''Um santo que amava os doentes e os pobres, não se cansava de servir, não media esforços, nem mesmo quando ficava enfermo, com sua ferida aberta, saia arrastando sua perna pro lado e para outro tão imenso era seu amor, o hospital era o seu paraíso, Jardim de delícias.'' (SPINELLI 2010 p.183)
Morreu aos 64 anos, gigante da caridade, no dia 14 de Julho de 1614, sussurrando suas últimas palavras o nome de Jesus e Maria. A ferida que lhe acompanhou durante a sua vida e lhe levou para Deus, poucos minutos antes da sua morte ficou totalmente cicatrizada. Quão admiráveis são os desígnios do Senhor para nossa vida. Aprendemos a exemplo de Camilo vivermos movidos pelo amor a Deus e ao próximo.
''Coloquem mais coração nas mãos! Não é suficiente fazer bem as coisas, é preciso fazê-las com o coração. O amor é o melhor remédio para todos os males, aquele que torna eficientes todas as outras terapias.'' ( Camilo de Lellis)                                                                                                          
São Camilo de Lellis.
Rogai por nós!

Marciele Silva 
  Consagrada da Com.Vida

(Fonte de pesquisa: / Bibliografia SPINELLI, Mario. Camilo de Lellis: ''mais Coração nas mãos!'' São Paulo: Paulinas , 2010)



                                                                                                                 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?

Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados