quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
XVI Enchei-vos do Espírito Santo

XVI Enchei-vos do Espírito Santo






XVI Enchei-vos do Espírito Santo
Abre-se à nossa frente a porta da fé.
– Louvor, alegria, fraternidade, pregação,Santa Missa, oração, adoração, show....Venha participar! Cristo quer encontrar-se com você.
Presenças de: Robério Cavalcante, Anjos dizem sim, Banda Louvor e graça e Ministério Filhos de Sião

De 9 a 12 de Fevereiro no Ginásio São Manuel em Marco_CE
Apoio; PMM Marco, Colégio Cenecista São Manuel e Monsenhor Rômulo
Realização: Comunidade Filhos de Sião
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
O temperamento - Sérgio (Reflexo de Deus)

O temperamento - Sérgio (Reflexo de Deus)


A palavra temperamento vem do latim temperare, que significa “equilíbrio”. Esta noção está ligada à teoria dos humores de Empédocles e de Hipócrates, na qual se defende que a saúde do ser humano depende de um equilíbrio entre os elementos que compõem este mesmo ser.
Na psicologia moderna, “temperamento é entendido como uma alusão aos aspectos da hereditariedade e da construção fisiológica que interferem no ritmo individual, no grau de vitalidade ou emotividade dos indivíduos. Nesse sentido, afirma-se que os indivíduos têm uma quantidade de energia vital, maior ou menor, que lhes dará a tonalidade de seus comportamentos. Ex: indivíduos mais calmos / indivíduos mais agitados.”




Pregação - Em Deus todo temperamento pode ser transformado pela ação do Espírito Santo.
Sérgio - Com . Reflexo de Deus.
Retiro de Cura e Libertação.
12 de Janeiro de 2013 no Ginásio São Manuel em Marco_CE.
Realização: Comunidade Católica Filhos de Sião

 Através de estudos chegou-se à conclusão de que são quatro os temperamentos que dominam o homem.

Sanguíneo - Significa sangue - vida.
Na classificação dos quatros temperamentos, o sanguíneo, dentre outras características, é comunicativo, destacado e entusiasta. Por outro aspecto, é volúvel, indisciplinado e impulsivo.

Um personagem bíblico que se encaixa nesse perfil é Pedro, pelas características exibidas por ele, tais como, calor e profundidade em suas emoções e ação dinâmica, estilo vibrante, decisivo e falante. Seu estilo pessoal indicava ainda ser uma pessoa sincera, entusiasmada, companheiro para todas as horas e bastante desinibido.

Melancólico - Vem de melancolia - tristeza
A representação do Temperamento Melancólico é dada pela figura de Moisés. As passagens bíblicas demonstram suas atividades e seu estilo, indicando características deste temperamento, tais como: ser uma pessoa talentosa, abnegada e bastante perfeccionista. No entanto, ele sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico. Muitas vezes, deixava-se dominar pela ira.

É representado pela sensibilidade artística, pela lealdade e pelo perfeccionismo. É um amigo leal e bastante analítico. As fraquezas que este temperamento possui, podem, de outro lado, neutralizar os pontos fortes. A tendência é que seja genioso, crítico, negativista, pessimista e até egocêntrico. Um melancólico tem a tendência natural de sacrificar-se por aquilo em que acredita. No entanto, esta característica pode conduzi-lo ao orgulho.


Fleumático - Fleuma - falta de emoção - passivo
No grupo dos Fleumáticos, o fiel Abraão se destaca. Todas as qualidades do pacífico, prático, bem-humorado, leal, calmo e eficiente, cumpridor de seus deveres, conservador em seus princípios. Deus o provou em todas as Suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento, que são: calculista, temeroso, indeciso, contemplativo etc. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, do medo e fortalecido na fé.


Colérico - Cólera - ira - explosão (pavio curto)
O Temperamento Colérico demonstra características ligadas a uma pessoa enérgica, independente e que age de forma prática. É ilustrado pelo personagem bíblico Paulo, o apóstolo.

Sugere capacidade natural de liderança e um estilo prático em tudo na sua vida. Otimista, obstinado, sempre está pensando em algo novo e sua mente é repleta de novas ideias, sugestões, contribuições. É intelectualmente bastante ativo. Não só pensa, mas também realiza estes pensamentos.

Fonte: Wiki Canção Nova
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Fé e Religião

Fé e Religião


O que é religião? É uma instituição divina e também humana que tem como uma característica importante manter o homem e a mulher em união com Deus. Outras duas atribuições importantes da religião são a fé e a moral. A moral é toda a motivação do viver bem, e de acordo com a vontade de Deus. Um exemplo são os 10 mandamentos que dão uma forma de viver bem com Deus, com os outros e consigo mesmo. A fé veremos abaixo.
  O que é fé? É a resposta do Ser humano a Deus,  revela e se doa. Da palavra fé derivam outras que nos ajudam a entender isso, como fidelidade, confiança, adesão e compromisso. A fé é a capacidade natural do Ser humano em querer Deus, buscar intimidade com Ele. A fé é uma virtude dada por Deus a todos para que o encontrando , entrando em sintonia com a vida divina, sejamos felizes.
    Qual a importância da fé e da religião na vida das pessoas em geral? Cada religião tem uma forma de conduzir seus fiéis dentro daquilo que definiram como matéria de fé e moral. A religião influencia a pessoa de acordo com a liberdade de cada um. Primeiramente, todos somos livres para escolher pertencer ou não a uma religião. Se optarmos estar vinculados a uma religião, essa vai influenciar diretamente no meu ser e no meu agir. Naquilo que devemos crer e fazer para sermos verdadeiramente felizes e fazer os outros felizes também, com o auxílio de Deus.
    Existe fé sem religião? Sim. A fé vem antes da religião. Não exite religião sem fé. A religião vive da fé, da esperança e da caridade (amor).
    Por que é importante ter uma religião? A religião é como um caminho que nos conduz até Deus. A religião nos dá segurança e certeza de que estamos no rumo certo. A religião nos educa, nos organiza e dá os meios necessários para sermos felizes e chegarmos a Deus. É importante que a pessoa tenha uma só religião para não se confundir. Como diz a Sagrada Escritura: "Um só Deus, uma só fé, um só batismo." (Efésios 4:5)

(Pároco da Paróquia Nsa. Sra. da Conceição de São Jerônimo - RS)

Fonte: Blog Fé e Religião

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
XVI Enchei-vos do Espírito Santo

XVI Enchei-vos do Espírito Santo

 XVI Enchei-vos do Espírito Santo
Abre-se à nossa frente a porta da fé.
Louvor, alegria, fraternidade, pregação, oração, Santa Missa, adoração, show...venha participar! Cristo quer encontrar-se com você.
Presenças de; Anjos dizem Sim, Robério Cavalcante, Pe. Jacó Sidarta, Banda Louvor e Graça e Ministério Filhos de Sião
De 9 a 12 de Fevereiro no Colégio cenecista São Manuel em Marco_CE.
Click e veja a programação

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Programação do XVI Enchei-vos

Programação do XVI Enchei-vos

Tema: Abre-se à nossa frente a porta da fé. At 14, 27

PROGRAMAÇÃO

Sábado

Show de Abertura – Anjos dizem Sim /Adoração

Domingo (Ministério de Música Filhos de Sião)

8h Acolhimento/ Louvor fraternal/ Oração

9:30h Pregação

10:15h Intervalo

10:30h Louvor/ Oração

11h Adoração

12:30h Encerramento

19h louvor : Filhos de Sião - 9:00h Apresentações - 9:30h Show Anjos dizem sim

Segunda (Anjos dizem Sim)

8h Acolhimento/ Louvor fraternal/ Oração

8:45h Pregação Mt. 9,22

9:45h Intervalo

10:10h Louvor/ Oração

10:30h Pregação Lc 17,6

11:30h Adoração

12:30h Encerramento

15h Terço da Misericórdia

19h Santa Missa - 9:00h Apresentações - 9:30h Louvor e Graça

Terça (Filhos de Sião)

8h Acolhimento/ Louvor fraternal/ Oração

8:45h Pregação Abre-se a nossa frente a porta da fé. At 14, 27

9:45h Intervalo

10:10h Louvor/ Oração

10:30h Pregação O justo vive da fé Hc 2, 4

11:30h Adoração

12:30h Encerramento

15h Terço da Misericórdia

19h Santa Missa - 9:00h Apresentações - 9:30h Filhos de Sião

Realização: COMUNIDADE CATÓLICA FILHOS DE SIÃO
Debate sobre a Casa de Maria

Debate sobre a Casa de Maria

Ocorreu na noite de segunda-feira, 17, no plenário da Câmara Municipal de Acaraú, um debate e troca de experiências sobre a Comunidade Terapêutica Casa de Maria, que foi inaugurada em 05 de Junho do corrente ano, serve de abrigo e de tratamento de crianças e adolescentes entre 14 a 18 anos dependentes químicos em convênios com as Prefeituras de Acaraú, Bela Cruz, Jijoca e Itarema.
Estiveram presentes o Dr. César de Barros Lima (Juiz de Direito de Acaraú), Dra. Érica de Barros Lima (que esteve a frente de todo o movimento para instalação da instituição), Dr. Patrick Augusto Correia (Promotor de Justiça de Acaraú), Dr. Martônio Pessoa (Defensor Público de Acaraú), Paulo Andrade (vereador e presidente da câmara de Acaraú), Paulo Rocha (vereador), Sra. Vander Lúcia (fundadora da Comunidade Católica Filhos de Sião), Dra. Luciana (psicologa da instituição), Adriano Silva, (Coordenador da Casa de Maria e Co-fundador da Comunidade Filhos de Sião), Sra. Maria de Fátima (diretora de secretaria da comarca de Acaraú), Dr. Paulo Andrade Filho (procurador do município de Acaraú), bem como os empresários Sávio Silveira, Gleison Ripardo (Gleisinho Motos), Robson Araújo (Robson da Loteria), Paulo Sergio Souza (Paulo da Taverna), além convidados e colaboradores da Casa de Maria.
No final da solenidade a Sra. Vander Lúcia da Comunidade Filhos de Sião, conduziu uma oração e leu um versículos da Bíblia sagrada. Após, todos os presentes se dirigiram a Sede da Casa de Maria para um coffee break. 
A solenidade foi conduzida pelo radialista Wandick Mesquita, e transmitida pela Rádio Difusora do Vale Acaraú, Litoral FM de Acaraú, e rádio Genoveva FM de Bela Cruz.

Fonte: O Acaraú
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Retiro de Cura e Libertação

Retiro de Cura e Libertação



Em 12 de janeiro, a Comunidade Filhos de Sião, realizou o Retiro de Cura e Libertação. O encontro contou com as presenças de Sérgio e Eliézer da Comunidade Reflexo de Deus e foi realizado no Ginásio São Manuel. Os presentes tiveram um verdadeiro encontro pessoal com Cristo, que  foi anunciado através de Louvores, Pregações, Orações de cura e libertação e no momento mais aguardado; Jesus Cristo Eucarístico, foi exposto para Adoração.
O evento fechou as atividades da Semana de Formação da Comunidade Filhos de Sião que iniciou-se na Casa da Paz  no dia 9.
Baixe aqui esta pregação em áudio


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Abre-se à nossa frente a porta da Fé - Adriano

Abre-se à nossa frente a porta da Fé - Adriano

Nesta segunda pregação da Semana de Formação, nosso Co-fundador, Adriano, partilha sobre a fé e o valor da missão, citando como exemplo sua  missão na Casa de Maria, uma casa de reabilitação para dependentes químicos."Cuidar da dependência química é uma pérola de Deus." (Adriano Silva).
Fé, Missão e Testemunho
O Papa Bento XVI nos pede "Devemos nos entusiasmar com a missão".
Precisamos sair de onde estamos e ter coragem, confiar em Deus pois é Ele que vai agir, a porta dá fé é para todos. Vejamos o exemplo de Cristo que foi crucificado para salvar a todos nós.
Diz o Papa, Temos necessidade  de redescobrir o caminho da Fé.
O desejo de Deus, é que nossa fé seja evidenciada mais em obras e testemunhos vivos e eficazes.
Nosso testemunho é o mais importante para quem vem da missão, é preciso compreender  a grandeza de irmos para missão, para compreendermos a nossa fé.
Vale apena gastar o que você tem por causa da fé em Jesus.




Abre-se à nossa frente a porta da Fé - Lucinha

Abre-se à nossa frente a porta da Fé - Lucinha


Temos como base para nossa Semana de Formação o texto de Atos dos Apóstolos 14,27,"abre-se a porta da Fé" este que o  Papa Bento XVI nos dá como remo para esse Ano da Fé. Nós iremos refletir nesta pregação de nossa Fundadora Lucinha, um pouco mais sobre este tema.
O que é a fé?
- A fé é um dom de Deus
- Não é um sentimento ou ideologia
- É um modo de nos relacionarmos com Deus
- É a expressão da nossa fé que faz cair sobre nós a ação salvífica de Deus.
Aspectos da fé
- Crer não se limita em acreditar em Deus. Crer significa entrega total e incondicional por parte do homem. É acreditar em alguém.
Confiar, ter a certeza de que Deus vai atuar de acordo com Suas promessas
- A fé é uma posse antecipada do que se espera.
- Depender de Deus e submeter-se a Sua vontade, não por temor ou obrigação, mas por obedecer a quem se ama.

 Baixe aqui esta Pregação

domingo, 13 de janeiro de 2013
Batismo do Senhor

Batismo do Senhor


Homilia em áudio (MP3) da Festa do Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo, presidida por Mons. Rômulo, paróquia de São Manuel do Marco_CE.
A celebração do Batismo do Senhor, inserida no contexto de Natal é também um apelo ao mistério pascal de Jesus Cristo.
Jesus Cristo é apresentado como Filho amado do Pai; como O ungido pelo Espírito Santo. E Ele mesmo se apresenta numa docilidade total ao projeto do Pai, e que se faz oferta total a todos.
Celebrar a Eucaristia é ser responsável por uma vida cristã dinâmica, chamada a ser comunhão plena com Deus e com os irmãos.

Evangelho (Lucas 3,15-16.21-22)
Domingo, 13 de Janeiro de 2013

Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

Baixe aqui a Homilia 

sábado, 12 de janeiro de 2013
Adoração ao Santíssimo Sacramento

Adoração ao Santíssimo Sacramento

O que é adoração ao Santíssimo?

A ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO é um tempo dedicado a oração diante do Santíssimo Sacramento. Precisamente porque Cristo está presente no sacramento da eucaristia e deve ser honrado através da oração. Visitar ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão e de amor, assim como um dever de adoração a Cristo Nosso Senhor. (Vocação.com)

 Sinta-se convidado a participar da ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO na Casa da Paz, Jesus te espera, todas as Quintas_Feiras apartir das 19H
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Anno Domini

Anno Domini



Irmãos caríssimos,a gloria do senhor se manifestou e sempre há de manifestar-se no meio de nós,até a sua vinda no fim dos tempos.
Nos ritmos e nas variações do tempo, recordamos e vivemos os mistérios da salvação. O centro de todo o ano litúrgico é o tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no domingo da páscoa, este ano no dia 31 de março.
Em cada domingo, pascoa semanal, a santa mãe igreja torna presente este acontecimento, no qual Nosso Senhor Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.
Da páscoa derivam todos os dias santos:
Festa do batismo do Senhor,no dia 13 de janeiro;
Quarta-feira de cinzas, inicio da quaresma, no dia 13 de fevereiro;
A Ascensão do Senhor, no dia 12 de maio;
A festa de pentecostes, no dia 19 de maio;
santíssima Trindade, no dia 26 de maio;
Festa de Corpus Christi,de 20 à 30 de Maio;
Sagrado Coração de Jesus, no dia  de junho;
Coração Eucarístico de Jesus, no dia 13 de junho( Quinta_feira após a festa do coração de Jesus)
São Pedro e são Paulo, apóstolos, no dia 30 de Junho ( 29 de Junho)
Assunção de Nossa Senhora, no dia 18 de agosto;
Festa de todos os Santos, no dia 3 de novembro;
Festa do nosso padroeiro São Manuel de 7 a 17 de novembro;
solenidade de Cristo Rei, no dia 24 de novembro;
O primeiro domingo do advento, no dia 1° de dezembro;
Sagrada Família, no dia 29 de dezembro.
Também as festas da santa Mãe de Deus, dos santos apóstolos,e de todos os santos, e na comemoração de todos os fiéis defuntos, a santa mãe igreja peregrina sobre a terra, proclama a pascoa do senhor.
A Cristo que era, que é , e que há de vir, senhor do tempo e da história, louvor e glória pelo seculos dos seculos. amém!


Monsenhor Rômulo Rocha
Vigário Episcopal
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Epifania do Senhor

Epifania do Senhor


Homilia (MP3) da Santa Missa da Epifania do Senhor - Mons. Rômulo - Paróquia de São Manuel do Marco _CE. A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade – o Verbo – encarnou para salvar todas as pessoas, sem exceção de raça, nação, cor ou idade.

Evangelho (Mateus 2,1-12)
Domingo, 6 de Janeiro de 2013.


Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: ’E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’”.
Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Baixe aqui a Homila


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
O Santo Rosário

O Santo Rosário



O rosário provavelmente começou como uma prática de leigos para imitar o Escritório monástica Divino (Breviário ou Liturgia das Horas), durante o curso do qual os monges rezaram diariamente o Salmo 150. Os leigos, muitos dos quais não sabia ler, substituído 50, ou mesmo 150, Ave Marias  para os Salmos. Esta oração, pelo menos a primeira metade é tão diretamente biblica, parece datar já no século 2, como sugeriu pichações antiga em locais cristãos . Às vezes, um cordão com nós sobre ele foi usado para manter uma contagem precisa das Ave Marias.

A clara referência histórica para o primeiro terço, no entanto, é a partir da vida de São Domingos (morreu em 1221), o fundador da Ordem dos Pregadores ou Dominicanos. Ele pregou uma forma de rosário na França no momento em que a heresia dos Albigenses foi devastadora da Fé lá. A tradição diz que a Mãe de Deus pediu a prática do rosário como um antídoto para a heresia e pecado.

Um dos futuros discípulos de Dominic, Alain de Roche, começou a estabelecer Confrarias do Rosário para promover a oração do rosário. A forma do rosário que temos hoje acredita-se que datam de seu tempo. Ao longo dos séculos os santos e papas têm altamente recomendado o rosário, a maior oração na Igreja depois da Missa e Liturgia das Horas.

Rosário significa uma coroa de rosas, um buquê espiritual dada a Mãe Santíssima.

O rosário foi chamado de preparação para a contemplação e a oração dos santos. Enquanto as mãos e os lábios estão ocupados com as orações (que pode e deve ser orar em silêncio, quando necessário, para não incomodar os outros), a mente medita sobre os mistérios da Encarnação e da Redenção representado por dezenas. A meditação é a forma de oração pela qual aquele que ora usa a mente e imaginação para considerar uma verdade e usa a vontade de amá-lo e formar resoluções para vivê-la. Desta forma, o coração, a mente e a alma do cristão é formado de acordo com os exemplos do Evangelho do Salvador e seu primeiro discípulo, sua mãe.

Por que rezar o Rosário hoje? Certamente, para crescer na santidade e na vida de oração. A seguir estão algumas outras  razões porque o terço deve ser rezado muitas vezes, até mesmo diariamente:

    "Entre todas as devoções aprovadas pela Igreja não tem sido tão favorecida por tantos milagres como a devoção do Santíssimo Rosário" (Papa Pio IX).

    "Reze o Terço todos os dias para obter a paz para o mundo" (Nossa Senhora de Fátima).

    "Não há meio mais seguro de invocando bênçãos de Deus sobre a família ... do que a recitação diária do Rosário" (Papa Pio XII).

    "Nós não hesita em afirmar publicamente que mais uma vez vamos colocar uma grande confiança no Santo Rosário para a cura dos males do nosso tempo" (Papa Pio XII).

    "Ninguém pode viver continuamente em pecado e continuar a rezar o Terço: ou eles vão desistir do pecado ou eles vão desistir do Rosário" (Bispo Hugh Doyle).

    "O Rosário é uma oração magnífica e universal para as necessidades da Igreja, as nações e do mundo inteiro" (Papa João XXIII).

    "O Rosário é o compêndio de todo o Evangelho" (Papa Paulo VI citando o Papa Pio XII).

    "A meditação dos mistérios do Rosário ... pode ser uma excelente preparação para a celebração dos mistérios mesmos nas ações litúrgicas [ou seja, a Missa] e também pode se tornar um eco contínuo do mesmo" (Papa Paulo VI).

    "Minha impressão é que o Rosário é a de maior valor, não só de acordo com as palavras de Nossa Senhora em Fátima, mas de acordo com os efeitos da um Rosário vê ao longo da história. Minha impressão é de que Nossa Senhora queria dar às pessoas comuns, que  não sabem como orar, este método simples de se aproximar de Deus "(Irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima).

    "Como é bela a família que reza o terço todos os dias" (João Paulo II).

    Papa João Paulo II chamou o Rosário de sua "oração favorita", depois da Missa e da Liturgia das Horas.

    São Luís Maria Grignion de Montfort nos adverte contra ambos os ignorantes e eruditos que consideram o Rosário como algo de pouca importância ... "o Rosário é um tesouro inestimável inspirada por Deus."


Fonte: (The Holy Rosary)  Ewtn

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Carismas no Ministério de Cura

Carismas no Ministério de Cura


- "A grande graça que Deus concedeu à sua Igreja neste fim do segundo milênio foi a abundância do dom do Espírito Santo. A atualidade da presença operante do Espírito santo se manifesta no vigor exuberante da Renovação Carismática...É realmente uma autêntica renovação pessoal e social. O Novo Catecismo da Igreja Católica recorda várias vezes a redescoberta dos carismas e a renovação do Pentecostes na Igreja de hoje:

‘ O Espírito Santo é o Princípio de toda ação vital verdadeiramente salutar em cada uma das diversas partes do Corpo. Ele opera de múltiplas maneiras a edificação do Corpo inteiro na caridade: pela Palavra de Deus(...) pelas virtudes que fazem agir segundo o bem, enfim pelas múltiplas graças especiais (chamadas carismas), através das quais torna os fiéis aptos e prontos a tomarem sobre si os vários trabalhos e ofícios, que contribuem para a renovação e maior incremento da Igreja’ (Novo Catecismo, parágrafo 798).

‘ Eles são uma maravilhosa riqueza da graça para a vitalidade apostólica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo...(NC, parágrafo 800).

"Os carismas, além de serem dons que o Espírito Santo nos concede para nos associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do Corpo de Cristo, a Igreja, manifestam também a força da graça do Cristo ressuscitado " (NC, parágrafo 2003 e 1508).

Os carismas são diversos. São Paulo faz uma lista de vários. Porém, não significa dizer que todos os carismas possíveis já teriam sido enumerados no Novo Testamento e que o Espírito Santo deveria limitar-se hoje a distribuir os dons que já teriam sido concedidos nos tempos apostólicos. Ora, o Espírito que é a vida da igreja, cada dia, procede do Pai e do /filho para dar novos dons que permitam fazer face, em cada época, às novas necessidades da Igreja, com a liberdade soberana da qual ela dispõe." (D. João Evangelista Martins Terra, SJ - " Os Carismas em São Paulo" - Ed. Loyola - pg 12).

O ministro de cura, necessita dos carismas para exercer sua missão. Eles são como que as ferramentas através das quais, Deus realiza sua obra salvífica no meio do seu povo. Os carismas manifestam a presença de Jesus ressuscitado entre nós, salvando, curando e libertando os homens (Lc 4,18 ss).

" O carisma, é portanto, uma ação manifesta da pessoa do Espírito Santo. É uma operação do Espírito...Não é uma coisa, que quando dada, torna-se ‘propriedade privada’ de quem o recebe, e da qual ele pode fazer uso como queira, quando queira, sem mais qualquer vínculo ou relação com o Doador. A manifestação da presença e da força do carisma depende, sempre, da manifestação imediata do próprio Espírito", que age como quer e quando quer.

(Pe. Alírio Pedrini SCJ - "Carismas para o nosso tempo".

Sabemos, porem, que Deus quer se manifestar ao seu povo, pois é Ele que procura o homem para salva-lo. O próprio Jesus nos diz no evangelho que o Pai dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.

É necessário e essencial pedir ao Senhor a força e o poder do Espírito Santo para exercermos o nosso ministério na Igreja, seja ele qual for. Deus quer dar seus dons aos seus filhos, mas precisamos pedir incessantemente, como nos ordenou Jesus: "pedí e dar-se-vos-á".

"Seja feito segundo a tua fé", nos disse Jesus. Por isso, é fundamental cultivarmos essa postura de fé incondicional, na certeza e confiança de que Deus responde aos que lhe invocam e realiza neles e através deles os seus desígnios de amor.

" Os carismas não são um sinal de santidade daquele que os recebeu. Seria um erro formar uma convicção de que aquele que é portador de carisma é santo e tenha recebido os carismas por recompensa por sua santidade pessoal. Outro erro é imaginar que só pessoas mais adiantadas na vida espiritual possam receber ou recebem de fato os carismas. Sendo capacitações sobrenaturais para o serviço apostólico, o Espírito dá-los , efetivamente, também a fiéis que , embora imperfeitos, carregando a cruz da fraqueza, da miséria humana, de defeitos e pecados, se dispõem a servir com boa vontade aos irmãos, na comunidade.

Esta tem sido, aliás, a comprovação prática nos grupos de renovação carismática." (Pe. Alírio Pedrini - "Carismas para o nosso tempo" - pg.22).

Por isso, é fundamental, termos em mente, o que nos diz S. Paulo, sobre a excelência da caridade, em função da qual todos os outros carismas ganham sentido e, sem ela, poderíamos dizer, são vazios e se acabarão. Assim, quanto mais abrirmos o nosso coração à caridade fraterna e buscarmos concretiza-la no serviço ao outro, tanto mais o Espírito Santo nos usará com os seus dons para a construção do Reino.

É muito importante que os ministros de cura tenham um conhecimento básico sobre os carismas e o exercício dos mesmos no seu ministério, pois o conhecimento abre fronteiras e, com certeza, nos tornará mais dóceis à ação do Espírito Santo. Para isso, sugerimos a leitura e o estudo de livros que tratem mais especificamente deste assunto, como os citados na bibliografia desta apostila.

Enfim, transcrevemos as palavras do santo padre o Papa Paulo VI, que nos anima a buscarmos a "força" e o "poder do alto" para o nosso apostolado:

"A Igreja tem necessidade de um perene Pentecostes; necessita do fogo no coração, da palavra nos lábios, de profecia no olhar. A Igreja necessita ser templo do Espírito Santo, isto é, de total limpeza e de vida interior; necessita voltar a sentir dentro de si, em nosso mundo vazio, de homens modernos, totalmente extrovertidos pelo encantamento de vida exterior, sedutora, fascinante, que corrompe com lisonjas de falsa felicidade, necessita voltar a sentir, repetimos, como que elevar-se do profundo de sua personalidade íntima um pranto, uma poesia, uma prece, um hino, isto é, a voz orante do Espírito que, como ensina S. Paulo, ocupa o nosso lugar e ora em nós e por nós com ‘gemidos inenarráveis’ e interpreta as palavras que nós sozinhos não saberíamos dirigir a Deus.

Homens de hoje, jovens, almas consagradas, irmãos no sacerdócio! Vós nos escutais!? A Igreja tem necessidade disto. Tem necessidade do Espírito Santo. Do Espírito Santo em nós, em cada um de nós, em todos nós juntos, em nós Igreja. (RCC - "Carismas" - Ed. Santuário - pg.87).




Por: Comunidade Shalom

Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2016 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados