terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que é a formação pessoal?





É um instrumento utilizado por Deus para levar a pessoa a descobrir no Espírito Santo o seu itinerário espiritual e assim à luz de Deus cumprir a vontade divina. A formação, portanto, deve ajudar o formando a ser um com Cristo.
A formação deve ser o canal pelo qual Cristo se utiliza para da a vitória ao homem espiritual sobre o homem carnal. A formação passa pela medida da humilhação. A cruz é uma enorme humilhação. Não existe itinerário espiritual sem mortificação. A formação deve nos levar de morte em morte, dos afetos, das paixões desordenadas, dos medos, da vontade própria e de ressurreição em ressurreição. O formando vai tornando-se com Cristo com esposa de Cristo, por que aceita ser humilhando como Ele até a morte. Não há verdade sem humilhação. O carisma da formação é o que mais que se aproxima do carisma de fundação porque ele deve zelar pelo carisma da comunidade através da delegação da graça de mediação. Isto foi dado por Deus não como um carisma de fundação , mas para ministrar e fazer viver o carisma específico.
Desta forma a formação não pode estabelecer nada que seja próprio dela, ela  tem apenas uma autoridade  delegada pelo fundador e deve ser fiel ao carisma de fundação, para que o sangue espiritual circule entre os membros de forma sadia. O que ajudará a formação a cumprir sua missão é fidelidade ao espírito do fundador da vocação, a vivencia do carisma. A formação não pode relaxar, não pode se omitir nem trair o espírito do carisma. ( ...)

Adriano Silva - Cofundador Comunidade Filhos de Sião
Comentários
0 Comentários
Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados