quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A vocação de ser pai


    O 2º domingo de agosto, é dedicado aos pais. Mas será que atualmente, os pais estão assumindo de fato, sua vocação e missão?  Infelizmente, vivemos uma crise na família. Muitas crianças nascem e crescem sem conhecer ou mesmo saber quem é o seu pai. A presença do pai é muito importante para o desenvolvimento e amadurecimento afetivo dos filhos e para a formação de sua identidade e de seu caráter. A figura paterna não pode ser substituída, pois cada um "pai e mãe" tem seu papel específico no lar. Tamanha importância da família constituída entre um homem e uma mulher que Deus, ao enviar seu filho no mundo, quis que ele nascesse no seio de uma família: escolheu para ele um pai e uma mãe.

  A sagrada família é modelo da família cristã: a imagem de pai está intimamente ligada a São José, assim como a imagem de mãe está ligada a Maria, José, esposo de Maria, pai protetor de Jesus, é um homem justo, isto é, santo .Esta afirmação que o evangelho faz de José: ele é o exemplo de todas as virtudes: Bondade, honestidade, fidelidade, obediência ao plano de Deus a seu respeito. É também exemplo de fé: ele acreditou no plano salvífico do Senhor quando o anjo lhe disse:"José, filho de Davi não temas por receber Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espirito Santo".A partir daquele momento, José acolheu Maria e o menino que estava por nascer. Protegeu o menino da maldade de Herodes.

Trabalhou, de maneira digna e honesta, para que nada faltasse a sua família. Honrou seu lar, sua esposa, educou seu filho, segundo as leis divinas,e ensinou a ele um trabalho: o ofício de carpinteiro. Enfim, assumiu e cumpriu com fidelidade de sua missão de pai e esposo, até que Jesus estivesse pronto para iniciar sua vida publica.

   Ser pai é uma vocação. Exige entrega, sacrifício e renúncia. É doar-se a cada dia pelo bem-estar da esposa e dos filhos. É ser motivo de orgulho para  a família, não pelo que ele contribui materialmente, mas pelo seu papel na construção da família e da sociedade. O verdadeiro pai, biológico ou adotivo, é aquele que ama, cuida e educa para a liberdade com responsabilidade; é aquele que sempre está ao lado do filho, mas que sabe ser firme quando necessário; é aquele que mostra o caminho do bem pelo exemplo e pela palavra; é o amigo das horas alegres e difíceis.

Parabéns a todos os pais. Que São José, modelo de esposo e de pai, inspire todos os homens e os ajude a cumprir essa missão tão desafiadora e ao mesmo tempo tão gratificante."

Arcebispo Dom Raimundo D. Assis, Revista de Aparecida, Agosto 2012

Fonte: oblgdanena.blogspot.com.br
Comentários
0 Comentários
Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados