sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Santo Rosário



O rosário provavelmente começou como uma prática de leigos para imitar o Escritório monástica Divino (Breviário ou Liturgia das Horas), durante o curso do qual os monges rezaram diariamente o Salmo 150. Os leigos, muitos dos quais não sabia ler, substituído 50, ou mesmo 150, Ave Marias  para os Salmos. Esta oração, pelo menos a primeira metade é tão diretamente biblica, parece datar já no século 2, como sugeriu pichações antiga em locais cristãos . Às vezes, um cordão com nós sobre ele foi usado para manter uma contagem precisa das Ave Marias.

A clara referência histórica para o primeiro terço, no entanto, é a partir da vida de São Domingos (morreu em 1221), o fundador da Ordem dos Pregadores ou Dominicanos. Ele pregou uma forma de rosário na França no momento em que a heresia dos Albigenses foi devastadora da Fé lá. A tradição diz que a Mãe de Deus pediu a prática do rosário como um antídoto para a heresia e pecado.

Um dos futuros discípulos de Dominic, Alain de Roche, começou a estabelecer Confrarias do Rosário para promover a oração do rosário. A forma do rosário que temos hoje acredita-se que datam de seu tempo. Ao longo dos séculos os santos e papas têm altamente recomendado o rosário, a maior oração na Igreja depois da Missa e Liturgia das Horas.

Rosário significa uma coroa de rosas, um buquê espiritual dada a Mãe Santíssima.

O rosário foi chamado de preparação para a contemplação e a oração dos santos. Enquanto as mãos e os lábios estão ocupados com as orações (que pode e deve ser orar em silêncio, quando necessário, para não incomodar os outros), a mente medita sobre os mistérios da Encarnação e da Redenção representado por dezenas. A meditação é a forma de oração pela qual aquele que ora usa a mente e imaginação para considerar uma verdade e usa a vontade de amá-lo e formar resoluções para vivê-la. Desta forma, o coração, a mente e a alma do cristão é formado de acordo com os exemplos do Evangelho do Salvador e seu primeiro discípulo, sua mãe.

Por que rezar o Rosário hoje? Certamente, para crescer na santidade e na vida de oração. A seguir estão algumas outras  razões porque o terço deve ser rezado muitas vezes, até mesmo diariamente:

    "Entre todas as devoções aprovadas pela Igreja não tem sido tão favorecida por tantos milagres como a devoção do Santíssimo Rosário" (Papa Pio IX).

    "Reze o Terço todos os dias para obter a paz para o mundo" (Nossa Senhora de Fátima).

    "Não há meio mais seguro de invocando bênçãos de Deus sobre a família ... do que a recitação diária do Rosário" (Papa Pio XII).

    "Nós não hesita em afirmar publicamente que mais uma vez vamos colocar uma grande confiança no Santo Rosário para a cura dos males do nosso tempo" (Papa Pio XII).

    "Ninguém pode viver continuamente em pecado e continuar a rezar o Terço: ou eles vão desistir do pecado ou eles vão desistir do Rosário" (Bispo Hugh Doyle).

    "O Rosário é uma oração magnífica e universal para as necessidades da Igreja, as nações e do mundo inteiro" (Papa João XXIII).

    "O Rosário é o compêndio de todo o Evangelho" (Papa Paulo VI citando o Papa Pio XII).

    "A meditação dos mistérios do Rosário ... pode ser uma excelente preparação para a celebração dos mistérios mesmos nas ações litúrgicas [ou seja, a Missa] e também pode se tornar um eco contínuo do mesmo" (Papa Paulo VI).

    "Minha impressão é que o Rosário é a de maior valor, não só de acordo com as palavras de Nossa Senhora em Fátima, mas de acordo com os efeitos da um Rosário vê ao longo da história. Minha impressão é de que Nossa Senhora queria dar às pessoas comuns, que  não sabem como orar, este método simples de se aproximar de Deus "(Irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima).

    "Como é bela a família que reza o terço todos os dias" (João Paulo II).

    Papa João Paulo II chamou o Rosário de sua "oração favorita", depois da Missa e da Liturgia das Horas.

    São Luís Maria Grignion de Montfort nos adverte contra ambos os ignorantes e eruditos que consideram o Rosário como algo de pouca importância ... "o Rosário é um tesouro inestimável inspirada por Deus."


Fonte: (The Holy Rosary)  Ewtn

Comentários
0 Comentários
Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados