quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comunhão de Bens


O milagre da partilha dos bens e do amor de Deus: comer sem pagar e dividir os bens! Isso é felicidade!

 Sentido real: a multiplicação dos pães quer nos ensinar que se partilhamos ninguém mais vai ter necessidade. Nisso reside o milagre, e não no fato extraordinário da narrativa. A comunidade é chamada a não ficar parada, mas ir além. Deus não quer a pobreza, mas a igualdade social. Um dos grandes males que assola o ser humano é o desejo incontrolável de ter para guardar e ostentar o poder da posse. A felicidade não está no ter, mas no ser e nas relações. O livro do Eclesiates nos ensina que felicidade é comer e beber, desfrutando do produto de todo o seu trabalho (3,13).(http://www.franciscanos.org.br)

Desde o Antigo Testamento, Deus já nos alertava em relação ao aspecto sagrado da partilha de bens (Levítico 27, 30-31). Constantemente, Ele nos anima a tirar o dízimo de tudo o que recebemos (Prov 3, 9-10), e faz promessas de bênçãos e recompensas (Ecle. 35, 6-14) para aqueles que forem fiéis.

No Novo testamento, entretanto, Cristo veio aperfeiçoar esta lei, nos convidando a irmos além, a não só sermos fiéis ao dízimo, mas a "sermos perfeitos no amor" . Esta UNIDADE que Cristo nos convida, é vivida concretamente no meio das primeiras comunidades cristãs, nas quais tinham "um só coração, uma só alma e entre eles não haviam nenhum necessitado" . Vemos no meio dos discípulos que a UNIDADE realmente acontecia, não só no sentido espiritual, mas também no sentido material.

Este é o exemplo que Deus nos leva a seguir: a sairmos da vivência da lei, para vivermos o amor. Este amor nos leva sempre a irmos além, a não só partilhar daquilo que podemos, mas até do que nos fará falta, tendo em vista este desejo de ter um só coração com Deus e com os irmãos. A esta partilha, nós chamamos de Comunhão de Bens.

http://www.comshalom.org
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?

Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados