sábado, 7 de abril de 2012

Vigília Pascal



Páscoa! Festa máxima de nossa fé cristã católica. Jesus ressuscitou ! Por Sua Morte de Cruz, Jesus nos alcançou a redenção e  a salvação para  a vida definitiva nos céus. Por Sua ressurreição, Jesus venceu a morte e restaurou a vida plena no Espírito Santo, para vivamos em santidade nesta vida terrena e depois entramos na plenitude da vida eterna .
  A  Ressurreição  de Jesus é a garantia absolutamente segura que o Pai celeste nos dá, de que Seu Filho único, é verdadeiramente o nosso Salvador e  Senhor. Por isso podemos e devemos crer  n´Ele e em seu evangelho. Obedecendo aos Seus ensinamentos, viveremos uma vida justa e santa. Perseverando até o fim de nossa vida, fiéis a Jesus, receberemos a vida eterna que Ele nos conquistou, e, como Ele,seremos ressuscitados para a glória que Ele nos alcançou.
   A festa da Páscoa é tão solene e importante que a Igreja em sua liturgia a celebra em oito dias. Já o tempo pascal Litúrgico se prolonga por cinquenta dias.
 Por causa da grandeza, e do significado da Ressurreição de Jesus, celebrada na Páscoa, esta festa tem uma soleníssima Vigília Pascal. Isto é na noite que precede a Páscoa, a Igreja reúne seus fiéis, ao escurecer, e realiza uma celebração toda em torno de Jesus Ressuscitado. Nos primeiros Séculos do Cristianismo, na expectativa feliz e nas alegrias da Ressurreição, as comunidades se reuniam ao cair da noite e permaneciam em celebração a noite  toda, concluindo a Vigília com a Santa Missa, ao raiar do dia da Páscoa.
 Com o passar dos séculos , essa vigília foi sendo abreviada, mas mantendo os elementos essenciais da mesma, o mesmo significado e a mesma grandeza de celebração. A vigília consta de:
1º) A liturgia da luz de Cristo.
2º) A liturgia da palavra de Deus.
3º) A liturgia batismal.
4º) A liturgia Eucarística, ou seja, a Santa Missa Pascal.


Pe. Alírio José Pedrini
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?

Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados