Formação

Notícias da Igreja

Eventos

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Natal na Comunidade Filhos de Sião

Natal na Comunidade Filhos de Sião



A Comunidade Católica Filhos de Sião, reuniu-se na noite deste domingo 25 de Dezembro para celebrar o Natal.
A noite foi especialíssima  para todos nós membros da comunidade e para convidados de honra, como o nosso pároco Mons. Manuel Rômulo e outros, que  tivemos a graça de apreciar um dos mais belos espetáculos do ano, EMANUEL, realizado pelo Projeto Criança Pequeno Gigante. Ao término do Espetáculo, Tivemos a Ceia de Natal e troca presentes.
 
domingo, 25 de dezembro de 2011
Homenagem ao Projeto Juventude

Homenagem ao Projeto Juventude


Quando lutas vierem nos derrubar, fortalecidos em Deus estaremos, pois Deus é o nosso refúgio.
Quando o tempo não favorecer as expectativas e tudo parecer "não da mais certo", louvaremos e esperaremos no Senhor.
Quando uma das colunas cair, sustentaremos e transformaremos a ruína em vitória acreditando que a base é inabalável.
Quando tudo parecer longínquo demais, estaremos com os "corações humilhados e esperaremos com paciência".
Quando o sustentáculo estiver com as estruturas abaladas, serás ele sustentado no poder da oração e na unidade de uma grande equipe e esperaremos a remodelação nas mãos de Deus fortificando de tal forma que as estruturas se transformem em concretos armados a aço de 16".
Quando as forças estiverem perdendo impulso, rogaremos ao poder do Alto, e ungidamente levantaremos a ponto de que as fronteiras e os desafios sintam a autoridade incutidas nestes adoradores.
Quando a unidade estiver se dispersando, a oração de um tocará o coração de Deus e seu coração se abrirá jorrando águas de sentimentos que nos façam perceber que juntos somos.
Quando a juventude pensar que descansamos e que podem descansar no mundo em que estão... estarão se enganando, pois estamos recolhendo seus pecados ao coração de Deus com nossas orações e penitências para na ação que virá à tona posteriormente faça-os sentir o impacto de uma verdadeira evangelização. Portanto não descansamos e não descansaremos até que esta juventude sinta o coração de Deus a tempo.
Não somos pessoas de super-poderes que fazem tudo em um piscar de olhos, mas somos meteoritos que deixamos uma grande marca na superfície  de corações sendo guiados pelo sopro potente de Deus. Até mais do que isso, somos jovens de vida de oração! Onde não fazemos nada, mas por causa de Deus, fazemos o necessário para que a evangelização aconteça.
Parabéns Projeto Juventude Santa!
Pela igreja! Pelos Jovens! Pelos homens, nos consumiremos!
Vocês arrasam!
ah! Vocês tem que salvar todos os jovens desta cidade. Então vão!
Ah! Boa Sorte!
E claro um Feliz Natal!

Breno Aguiar, Coordenador do Projeto Juventude Santa.


Monsenhor Waldir e a Com. Filhos de Sião.

Monsenhor Waldir e a Com. Filhos de Sião.


Posso dizer que Monsenhor Waldir foi o instrumento de Deus para que o Espírito Santo pudesse agir na Paróquia de são Manuel e no Baixo vale Acaraú. Ele de um modo novo e cheio de vontade escancarou as portas para que a Renovação Carismática Católica tivesse vez na sua paróquia. De modo concreto a RCC começa a acontecer em Marco a partir de 1985.
Ele, assim como o Bom Pastor,  cuidou e alimentou esse novo rebanho do Senhor. Posso dizer sem medo de errar que Monsenhor Waldir era um homem apaixonado pelo Espírito Santo e por muitas vezes nos ensinou que o Espírito Santo é a alma da Igreja.
Homem aberto aos dons carismáticos e a ação do Espírito Santo no mundo. Ele motivado por João Paulo II nos ajudou a compreender a voz da Igreja que nos dizia: “abri as portas ao redentor, evangelizai com novo ardor, com novos métodos e com novas expressões.”
Foi  Monsenhor quem nos revelou a radicalidade evangélica e o repúdio ao pecado. A Comunidade Filhos de Sião nasceu desse pastoreio. Fomos germinados no seu “ventre”, e abraçados no seu colo  paterno.
Ele é Pai dos Filhos de Sião. Celebrar seus 10 anos de saudade é celebrar 10 anos de intercessão junto ao Pai pela nossa comunidade.
Monsenhor não se foi, ele está presente na nossa espiritualidade, na nossa história de salvação, no alicerce da comunidade Filhos de Sião.
Sua benção Monsenhor...
Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora
Festa de 10 anos de Saudades de Mons. Waldir 2° Noite

Festa de 10 anos de Saudades de Mons. Waldir 2° Noite





Homilia do Padre Antônio de Pádua na Festa de 10 anos de Saudades de Monsenhor Waldir Lopes de Castro.

 Cânticos 2:1-12
  Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.

Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.

Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.

Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.

Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.

A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.

Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.

Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.

O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.

O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.

Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;

Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.

Evangelho (Lucas 1,39-45)

21 de Dezembro de 2011



Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Baixe aqui a Homilia




Festa de 10 anos de Saudades de Mons. Waldir

Festa de 10 anos de Saudades de Mons. Waldir



Homilia do Padre Valdery da paróquia de São Francisco de Cruz-CE, Na festa de 10 anos de  Saudades de Monsenhor Waldir Lopes de Castro.

Evangelho (João 5,33-36)

16 de Dezembro de 2011

 

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: “Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”.
 

Baixe aqui a Homilia



sábado, 24 de dezembro de 2011
Nasceu o Salvador ! Feliz Natal.

Nasceu o Salvador ! Feliz Natal.

 

 

Mensagem do Papa Bento XVI para o Natal.

 

No Natal nós encontramos a ternura e o amor de Deus que está acima de nossos limites, nossas fraquezas, nossos pecados e que se abaixa até nós. São Paulo afirma que Jesus Cristo “sendo ele de condição divina (…) esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fl 2,6-7).
Olhamos a gruta de Belém: Deus se abaixa até o ponto de se deitar numa manjedoura, o que já é um prelúdio da hora da paixão. O cume da história de amor entre Deus e o homem acontece entre a manjedoura de Belém e o sepulcro de Jerusalém.
Queridos irmãos e irmãs, vivamos com alegria o Natal que se aproxima. Vivamos este evento maravilhoso: o Filho de Deus nasce ainda “hoje”, Deus está realmente próximo a cada um de nós e quer nos encontrar, quer nos levar a Ele. Ele é a verdadeira luz que remove e dissolve as trevas que envolvem nossa vida e a vida da humanidade. Vivamos o Natal do Senhor contemplando o caminho do amor imenso de Deus que nos eleva a Ele por meio do Mistério da Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de Seu Filho, pois – como afirma Santo Agostinho – “em [Cristo] a divindade do Unigênito participa da nossa mortalidade, a fim que nós possamos participar de Sua imortalidade” (Epistola 187,6,20: PL 33,839-840).
Sobretudo, contemplemos e vivamos este Mistério na celebração da Eucaristia, centro do Santo Natal; ali está presente de maneira real Jesus, verdadeiro Pão que desceu do Céu, verdadeiro Cordeiro sacrificado para nossa salvação.
Desejo a todos vocês e as vossas famílias uma celebração de Natal realmente cristã, de modo que também todas as felicitações deste dia sejam expressões da alegria por saber que Deus está próximo a nós e quer percorrer conosco o caminho da vida. Obrigado.

Fonte: Zenit.com
 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Chuva de graças na cidade de Marco... Parabéns Mons. Rômulo.

Chuva de graças na cidade de Marco... Parabéns Mons. Rômulo.



Após a notícia recente de que a cruz da Jornada Mundial da Juventude estará na cidade de Marco no sábado de carnaval dia 21/02/2012 alegrando todo o contingente marquense, outra notícia veio a tona felicitar, de maneira também esplendorosa, os corações de toda cidade. No dia 22/12/2011, no último dia de comemoração dos "10 anos de saudade de Mons. Waldir", Dom Odelir José Magri (Bispo da Diocese de Sobral) concedeu, diante de toda assembléia marquense, ao pároco Manuel Rômulo Rocha o título de Monsenhor trazendo emoção e alegria aos que estavam presentes. E a Com. Filhos de Sião, de forma festiva, celebra a comemoração desta graça desejando ao Mons. Manuel Rômulo nossos felicitos parabéns!
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Monsenhor Waldir, o maior benfeitor da história de Marco -Ce

Monsenhor Waldir, o maior benfeitor da história de Marco -Ce


Monsenhor Waldir Lopes de Castro, é considerado por todos os cidadãos Marquenses, o maior benfeitor da história de Marco,como missionário, pacificador, educador, evangelizador, empreendedor e acima de tudo, humildade. Instituiu o sistema de Dirigentes Leigos nas comunidades, sendo o primeiro deles o senhor Manuel Amadeus Soeiro, em Gado Bravo e senhor Francisco Linhares em Santa Rosa, como testes. Deu tão certo que hoje todas as comunidades tem seu dirigente com sua respectiva capela. São obras de Monsenhor Waldir uma barragem sobre o rio Acaraú, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro de mesmo nome,o início da reforma da Igreja Matriz de São Manuel, a 1º reforma do Patronato Mater Dei, reforma do Cemitério São Roque, fundação da rádio “boa nova.”, implantação do Ginásio CENEC, um dos pioneiros da Zona Norte do Estado, do qual foi diretor e professor, mas sua maior obra foi a conquista do povo, que é o maior patrimônio, com cerca de 95% de Católicos praticantes e dizimistas.
Homenagem póstuma ao Mons. Waldir Lopes de Castro

Homenagem póstuma ao Mons. Waldir Lopes de Castro





 Para mim, foi uma graça muito grande conviver com Mons. waldir. Olhando a vida e a história eclesial, vejo que Deus sempre suscitou grandes homens para grandes acontecimentos na Igreja e, assim, é com Mons. Waldir.
   Na paróquia, seu trabalho pastoral era bem diversificado, mas demonstrou predileção pela implantação da catequese renovada, pelo apoio às comunidades eclesiais de base e pela consciência prática do dízimo.
   Precisaria escrever um livro para contar tudo sobre a minha amizade com o Mons. Waldir e o que ele representa para nossa paróquia de São Manuel, porque ele me acompanhou desde meu ingresso no Seminário São José de Sobral até seu falecimento aos 22 de dezembro de 2001. Mons. Waldir viveu uma existência marcada pelo amor a Deus e ao próximo.
   Hoje, junto do Pai recebe a coroa da justiça, reservada aos que se entregam à construção do Reino de Deus. A Igreja nos ensina que, quando cultuamos um santo, estamos adorando a Deus. A cooperação dele com a graça de Deus foi muito importante. Portanto, receba de nossa comunidade de São Manuel do Marco nossa homenagem.

Pe. Manuel Rômulo Rocha.

Fonte: Livro Jubileu de Prata Sacerdotal.
Marco, 15 de dezembro de 2009.



Celebramos hoje 10 anos de saudades de Mons. Waldir

Celebramos hoje 10 anos de saudades de Mons. Waldir




Celebramos hoje os 10 anos de vida eterna de Mons. Waldir Lopes de Castro, que foi pároco em São Manuel do Marco de março de 1964 a dezembro de 2001. Homem simples e amigo do povo. Sua sabedoria ia além dos púlpitos e chegava com facilidade ao coração dos que buscavam nas Sagradas Escrituras e na Tradição da Igreja, resposta para suas dúvidas e alívio ao sofrimento.
    Nós que fazemos a paróquia de São Manuel do Marco, prestamos-lhes nossa gratidão, reconhecimento, saudade e sobretudo nosso amor.
    Muitos de nós iniciamos nossa vida Cristã sob sua orientação enquanto adolescentes, no educandário e ginásio São Manuel, quando Deus lhe preparava para a grande missão: a de estender essa formação religiosa para as famílias, através das pastorais e capelas de nossa paróquia. Sem falar da sua grande dedicação para com os mais humildes, e do grande amor que dedicava ao seus paroquianos. Este amor vai ficar eternamente em nossas mentes e corações.
    Aqui estamos iluminados pela força do Espírito Santo e imbuídos em continuar nossa caminhada Cristã, fortalecidos pelos seus ensinamentos.
    Mons. Waldir nasceu em Sobral - Ceará aos 02 de fevereiro de 1931, foi ordenado na catedral da Sé em Sobral aos 08 de dezembro de 1956 e faleceu em Marco - Ceará aos 22 de dezembro de 2001 .
    Nossa paróquia de São Manuel  do Marco perdia aquele que é considerado um grande benfeitor de nossa comunidade.
   Naquele dia triste para muitos Marquenses. Nossa cidade cidade perdia uma figura histórica, moral, responsável e íntegra.
   Um homem cuja morte não marcou o fim da vida . Apesar  de ter passado para eternidade continua vivo  entre nós. Sabemos que sua memória não se extinguira jamais. Foi bondade sem precedentes.
   Para os que conviveram com ele, Mons. Waldir era um conselheiro  e uma alma por demais generosa.
  O Marco há dez anos sem Mons. Waldir; sem seus serviços de prontidão às pessoas , sem mostrar cansaço ou desânimo. Mons. Waldir foi sinônimo de disponibilidade, de amor e de cumprimento da sua santa vocação sacerdotal.
   Jamais poderemos esquecer o nosso Mons. Waldir  e ter a certeza que temos um intercessor no céu, para nos proteger em nossas dificuldades.
     Obrigado Mons. Waldir  por todos os ensinamentos que gratuitamente recebemos , em suas pregações! Saiba que o nossa sentimento  é o reconhecimento de que a saudade eterniza a presença  de quem se foi. O povo de São Manuel sabe o quão foi valioso o seu direcionamento de pastor; por isso rogamos que Deus  tenha lhe concedido a graça do convívio no Reino dos Céus.
 A alegria de saber que você existiu faz-nos fortes para suportar a tristeza de sua ausência.
   " Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora" . Jo 6,37.


Fraternalmente  Pe. Manuel Rômulo Rocha .
5º Pároco da paróquia de São Manuel do Marco.



Fonte; Extraído do livro Dez anos de Saudades,
Paróquia de São Manuel - Marco - Ceará
22 de dezembro de 2011.



terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Parabéns Alan Cristian

Parabéns Alan Cristian


Hoje é dia de festa, todos unidos à celebrar o grande tesouro que nos foi dado, tua vida.
És um dom de Deus que nos faz mais felizes.
Jesus tem planos, altos planos de amor para você, Ele tem uma vida para lhe dar, Ele não quer que você seja multidão, Ele quer que você seja discípulo, quer que você o siga de perto, cruze o seu olhar com o olhar dele, experimente o calor do coração dele, sinta a mão dele, sinta a batida do coração dele.
Ele quer que você ande nas pegadas dele, ele tem um caminho novo, uma vida nova , uma vocação, um chamado para você. Parabéns que Jesus ilumine seus passos.


CCMMFS.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
A experiência de uma missão

A experiência de uma missão


Missão Senador Sá

A acolhida na cidade de Senador Sá foi o suficiente para nos sentirmos em família. Estar em missão para nós Filhos de Sião é sempre uma alegria muito grande, porque somos constantemente transfigurados pelo apostolado.
Foi uma benção ter conhecido o Grupo Filhos de Maria e poder experimentar também da sede que tantos jovens têm de Cristo. Padre Maílson homem de Deus e comprometido com a evangelização destes jovens, esteve conosco nos auxiliando no evento CristoSá,  que teve como tema central: “ Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,5), nossos sinceros agradecimentos a você Padre Maílson, por sua alegria e acolhida em sua linda casa, que com certeza iremos visitar novamente.
Os ministérios de música, de dança e teatro também vieram acrescentar com seu talento o encontro.
Não podemos esquecer de maneira alguma De Luís e Vanúzia __ o casal responsável pela coordenação deste grupo___ e nossa alegria em tê-los conhecido! Esperamos como missionários que vocês possam colher frutos de conversão, compromisso e amor a Deus. Seria nossa maior recompensa!
Obrigada a Eduardo Lopes, Izabella de Sá e Cristiane Célia por passarmos juntos, esse domingo, dia do Senhor, partilhando nossas vidas uns com os outros, e por cantarem tão bem os louvores do Senhor (...quero respirar os ares da adoração, quero mergulhar na Tua grandeza, quero renovar o meu amor por Ti ó Deus, saber mais de Ti, tornar-te amigo meu, ser intimamente Teu...)!
E que Senhor nos abençoe cada vez mais na missão de Tornar o Amor Amado!

Por Julineide Mendes

Homilia do 4º Domingo do Advento

Homilia do 4º Domingo do Advento


Homilia (MP3) do 4° Domingo do Advento. Padre Manuel Rômulo, Paróquia de São Manuel do Marco-CE.
Graças ao sim de Maria, Deus veio habitar entre nós na pessoa de Jesus.
Todos devemos estar disponíveis para a  ação do Espírito de Deus, acolhendo no coração o mistério da encarnação.
A Páscoa de Jesus se manifesta nas pessoas e grupos que se dispõem a receber a boa-nova trazida pelo anjo Gabriel.

Baixe aqui a Homilia





domingo, 18 de dezembro de 2011
Festa em homenagem a Monsenhor Waldir

Festa em homenagem a Monsenhor Waldir


Ontem, 17 de dezembro, vivenciando a festa em honra aos 10 anos de saudades de Monsenhor Waldir tivemos o Show de Suely Façanha. Ela cantou e encantou, e nos conduziu a oração. Em sua palavras cativou-nos a aspirar as coisas do alto e a buscarmos em Monsenhor Waldir uma de suas virtudes para vivermos.
Hoje apreciaremos a Comunidade Recado com música, dança e teatro. Sinta-se convidado para participar desta linda festa.
sábado, 17 de dezembro de 2011
Inauguração do Museu Monsenhor Waldir

Inauguração do Museu Monsenhor Waldir




Na Noite de 16 de Dezembro de 2011, foi inaugurado na cidade de Marco-Ce, o Museu em memória à vida de Monsenhor Waldir Lopes de Castro. A festa teve a presença de convidados ilustres, dentre eles o Pe. Valdery da paróquia de São Francisco de Cruz-Ce, que era amigo próximo de Mons. Waldir. A cerimônia de Inauguração foi presidida por nosso pároco Pe. Manuel Rômulo, que é um dos idealizadores deste projeto.
A mostra do museu conta um pouco da História de Monsenhor Waldir com objetos pessoais, títulos que recebeu, alguns cadernos de anotações , além de suas vestes litúrgicas, estolas, túnica, alva...
  Click e veja todas as Fotos do Museu







Homilia da Missa de 27 anos de Sacerdócio de Mons. Manuel Rômulo.

Homilia da Missa de 27 anos de Sacerdócio de Mons. Manuel Rômulo.




Pe.( Mons.) Manuel Rômulo Rocha foi ordenado em 15 de dezembro de 1984 na Igreja Matriz de São manuel do Marco.


  Salmo 109

Palavra do Senhor ao meu Senhor:
“Assenta-te ao lado meu direito
até que eu ponha os inimigos teus
como escabelo por debaixo de teus pés!”

O Senhor estenderá desde Sião
vosso cetro de poder, pois ele diz:
“Domina com vigor teus inimigos.

Tu és príncipe desde o dia em que nasceste;
na glória e esplendor da santidade,
como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”

Jurou o Senhor e manterá sua palavra:
“Tu és sacerdote eternamente,
Segundo a ordem do rei Melquisedeque!”



Padre Manuel Rômulo 27 Anos de Sacerdócio

Padre Manuel Rômulo 27 Anos de Sacerdócio



A nossa comunidade paroquial de São Manuel do Marco está em festa, pois estamos celebrando os 27 Anos de ordenação Sacerdotal do Pe. Manuel Rômulo Rocha.
 Sublime é a vocação sacerdotal. É uma chamada especial. Um dom divino. O Senhor escolhe o sacerdote no meio do povo, para servir e ser mediador entre Deus e o povo. O sacerdote é o santificador das almas pelos Santíssimos Sacramentos.
“Antes de formar-te no seio materno te conhecia, antes de nascer, eu já te havia consagrado, e te estabeleci profeta das nações. Estas palavras fazem tremer a alma sacerdotal, pois Deus nos chamou para uma vocação santa, não devido as nossas obras, mas segundo o seu propósito e a sua graça”.(Jeremias)

Oremos todos os dias, a oração que Santa Teresinha rezou muitas vezes, suplicando ao bom Deus pela santificação dos sacerdotes.

“Ó Jesus, Sacerdote Eterno, guardai os vossos sacerdotes no vosso Sagrado Coração, onde nada de mal lhes possa acontecer.
Conservai imaculada as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias o vosso Sagrado Corpo.
Conservai imaculado os seus lábios, diariamente, tingidos com o vosso Preciosíssimo Sangue.
Conservai os seus corações, que selastes com o sublime Sacramento da Ordem, puros e livres de todo o terreno.
Que o vosso amor os proteja e os preserve do contágio do mundo.
Abençoai os seus trabalhos apostólicos com abundantes frutos.
Fazei que as almas confiadas aos seus cuidados e direção sejam a sua alegria na terra e formem no céu a sua gloriosa e imperecível coroa. Amém!”.

Parabéns Deus o Abençoe.

..
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
A obediência

A obediência



A obediência é o mais seguro caminho de santidade, escutar é cumprimento da vontade de Deus. Em outras palavras, quando nos esforçamos para escutar a voz de Deus que fala, ela penetrará em nós dando-nos o desejo de uma vida nova no Espírito Santo.
     Deus em sua realidade divina mandou em uma dimensão humana Jesus, para que de forma real pudesse não só dar testemunho, mas ensinar que a vontade de Deus não nos faz infelizes e nem nos aprisiona. Mas, ao escutarmos qual o plano de amor que Deus tem para nós, respondermos natural e livremente a essa voz, que nos chama a assumirmos a decisão por uma vida de eterno crescimento de si mesmo e de amor ao próximo.
        Um dos homens que considero mais inteligentes da bíblia é Moisés, por ter deixado a vontade divina reinar em todos os acontecimentos do dia a dia, em meio a seus limites, debilidades, e até inutilidade. Ele tinha em si a certeza da coerência divina e ele a seguia com exatidão, fé e oração.
        Às vezes corremos o risco de achar que Deus é, ou pode ser um super herói que virá e nos carregará para sua vontade, mas Ele não é fantasia de infância retrógrada. ”Ele é um Deus atuante no século XXI que fala aos jovens, as famílias, as crianças,  através das pessoas que há muito tempo os convidam seja a um grupo de oração, a um retiro de um final de semana, a  uma adoração, etc.
         Enfim, escutar não é apenas calar para ouvir algo ou alguém. Mas é estar atento ao hoje, e ao seu interior onde existe Deus. Só assim verás que Ele se utilizará de tudo e todos para dizer que É um Pai apaixonado de amor por ti.











Isabela Carvalho, Disc maior da Com de Vida e
Coordenadora do grupo Magnificat.
domingo, 11 de dezembro de 2011
Homilia do 3º Domingo do Advento

Homilia do 3º Domingo do Advento



Homilia (Mp3) do 3° Domingo do Advento, Paróquia de São Manuel do Marco-CE.
Gaudete  é o terceiro Domingo de Advento .
O dia tem o seu nome comum da palavra latina Gaudete ("Alegra-te"), a primeira palavra do intróito da missa deste dia: Gaudete in Domino semper do: iterum dico, Gaudete. Modestia vestra nota sentar omnibus hominibus: Dominus enim Prope est Nihil Sitis solliciti: sed na omni oratione petitiones vestræ innotescant apud Deum. Benedixisti Domine TERRAM tuam: avertisti captivitatem Jacob Isso pode ser traduzido como "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos Seja a vossa moderação conhecida de todos, pois o Senhor está perto; tem nenhuma ansiedade sobre qualquer coisa, mas.. . em todas as coisas, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus, Senhor, a vossa terra abençoada, você se afastaram do cativeiro de Jacó ". ( Filipenses 4:4-6; Salmo 85 (84) : 2).

Evangelho (João 1,6-8.19-28)



Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?”João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías.Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.


 Baixe aqui a Homilia 



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Festa da Imaculada Conceição

Festa da Imaculada Conceição

Celebramos a Imaculada Conceição de Maria.

 Homilia em áudio da Festa da Imaculada Conceição, celebrada pelo padre Manuel Rômulo da Paróquia de São Manuel de Marco-CE

    No seu propósito de salvar a humanidade, a Santíssima Trindade determinou que Maria seria escolhida como Mãe do Filho de Deus feito homem. Mais ainda: Deus quis que Maria se unisse por um só vínculo indissolúvel, não só ao nascimento humano e terreno do Verbo, mas também a toda a obra da Redenção que Ele levaria a cabo. No plano salvífico de Deus, Maria está sempre unida a Jesus, perfeito Deus e homem perfeito, único Mediador e Redentor do gênero humano. “Foi predestinada desde a eternidade, juntamente com a Encarnação do Verbo divino, como Mãe de Deus, por desígnio da Providência divina”

Evangelho (Lucas 1,26-38)

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”
E o anjo retirou-se.


Baixe aqui a Homilia



A Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição



Queridos irmãos: Hoje, 08 de dezembro, celebramos a festa de Maria concebida sem pecado original. Deus escolhe para estar nele sua morada. Maria, por sua vez, escolhe a Deus por Ele para ser o seu único Senhor para sempre. Maria, a serva de Deus, nos ensine a ser como você.
Celebramos a festa da Imaculada Conceição, ou seja, o privilégio que a Virgem Maria recebe, no momento mesmo de sua concepção no seio de sua mãe, Santa Ana, de ver-se livre do pecado original. Este dogma celebra, pois, a primeira vitória total contra o pecado, porque significa isenção de todo o poderio do pecado e do demônio sobre a alma bem-aventurada de Maria; vitória de Cristo, único Salvador do gênero humano, pois a Imaculada Conceição foi concedida a Maria em vista dos méritos de Cristo em sua Paixão e morte.
(Pe. José Maria Mestre)

Definição dogmática
Em 8 de dezembro de 1854, Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, fez a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição de Maria. Assim o Papa se expressou:

    Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Peregrinação da JMJ 2013 na Diocese de Sobral

Peregrinação da JMJ 2013 na Diocese de Sobral

DE 18 A 20 DE FEVEREIRO - PEREGRINAÇÃO DA CRUZ DA JORNADA E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA NA DIOCESE DE SOBRAL

A campanha "BOTE FÉ" que está sendo promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, em parceria com dioceses, pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades tem como objetivo de chamar a atenção dos brasileiros para a importância da evangelização da juventude e em missão permanente preparar o Brasil para a Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Em Fevereiro, será a vez da Diocese de Sobral acolher o ícone de Nossa Senhora e a cruz da jornada. Segundo o cardeal Scherer a cruz da JMJ, entregue pelo Papa João Paulo II, idealizador da Jornada Mundial da Juventude, é sempre um indicativo de Jesus Cristo para convocar os jovens a se encontrarem com Cristo. Da mesma forma o ícone de Nossa Senhora indica a presença materna da Mãe de Jesus junto aos seguidores de Cristo. “Onde está Jesus, está a sua mãe. Onde está a Igreja, que é a comunidade dos discípulos, ali está a mãe do Senhor, a mãe dos discípulos”.
Para marcar a acolhida da cruz e do ícone na Diocese de Sobral, será organizado um grande evento de evangelização com a participação dos diversos carismas e expressões juvenis de nossa diocese.

Não fique de fora, começe a organizar sua caravana e venha conosco "Botar Fé" na evangelização da juventude!

Fonte: Bote Fé- Diocese de Fé Sobral
http://botefesobral.blogspot.com/
domingo, 4 de dezembro de 2011
Homilia do 2º Domingo do Advento

Homilia do 2º Domingo do Advento



Homilia (MP3) do 2° Domingo do Advento-padre Manuel Rômulo,Paróquia de São Manuel de Marco-CE
Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.(João 1:19-23)
O profeta Isaías e João Batista nos convidam a preparar os caminhos por onde Jesus deve passar, pois ele vai nos ajudar a construir o novo céu e a nova terra que todos almejamos. Da alegria do nosso coração brilhará a luz de Deus.
Somos responsáveis pela vinda do Senhor, que nos traz sua proposta de paz e salvação.



Baixe aqui a Homilia


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Hoje o coração pulsa mais forte! Parabéns Comunidade de Vida!

Hoje o coração pulsa mais forte! Parabéns Comunidade de Vida!

E assim o Espírito Santo paira sobre a Terra e manifesta a glória de Deus!
E assim as águas começam a andar no sentido contrário a correnteza e os homens não
conseguem compreender...
São flores que começam a florescer em solos áridos... é a sensibilidade visitando a rejeição...
São fontes que saem das rochas no deserto... corações duros se tornam fontes de amor...
São raios de sol em cavernas... novos olhares se levantam com esperança...
São nascentes jorrando em lamas... o grosseiro se torna suavidade, e a criatura (mundana) volta a ser criação (de Deus) ...
São véus embalando cactos sem receber espinhos... e abraços fraternos voltam a ter sentido...
São trevas começando a iluminar... sorrisos nunca vistos aparecem espontaneamente...
São tornados quem chegam nos vales como brisa leve... a paz começa a reinar...
São florestas devastadas recebendo raios de sol e chuva... O Cristo vem de encontro as mágoas, angústias, dores, ressentimentos, desamores, traumas, desavenças, impossibilidades, falta de paz...
São flechas que rasgam a carne não havendo dor... é o Amor entrando rapidamente sem pedir licença...
São feras que rugem com olhar de filhotes... gritos lançados ao vento recebendo a reação da voz doce de Deus...
São roseiras secas e maltratadas caindo em solos úmidos... a alma flagelada vê e adormece no Espírito...
São Filhos que reconhecem o Amor a tempo e vivem sobre a graça deste a espera de um dia estar na sonhada Jerusalém...
Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados