sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Definição de Pecado


 “Se dissermos: “Não temos pecado” enganamo-nos a nós  mesmo, e verdade não esta em nós.Se confessarmos nossos pecados,Ele, que é fiel e justo,perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça”(I Jo 1,8-9).
Definição do pecado segundo o catecismo da Igreja católica
      O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido com “uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna.
     “Pequei contra ti, contra ti somente; pratiquei o que é mau aos teus olhos”(Sl 51,6). O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dele os nossos corações. O pecado é portanto,amor de si mesmo até o desprezo de Deus. Por essa exaltação orgulhosa de si, o pecado é contrário à obediência de Jesus, que realiza a salvação. “Quando a vontade se volta para uma coisa contrária à caridade pela a qual estamos ordenados ao fim último, há no pecado, pelo seu próprio objeto, matéria para ser mortal quer seja contra o amor de Deus, como a blasfêmia, o perjúrio etc., ou contra o amor ao próximo, como o homicídio o adultério, etc. Por outro lado, quando a vontade do pecador se dirige as vezes a um objeto que contém em si uma desordem, mas não é contraria ao amor de Deus e ao próximo, como por exemplo palavras ociosa, risos supérfluo etc., tais pecados são veniais”.(S.TOMÁS)

Comentários
0 Comentários
Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados