segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Batismo que transforma


“Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (I Cor 2, 9)
Ninguém que tenha tido uma experiência com Jesus Cristo permanece a mesma pessoa. E ninguém que tenha sido batizado pelo Espírito Santo pode permanecer inerte, frio, apático e sem vida. Quando falo em Batismo no Espírito, estou me referindo a uma experiência mística com a terceira pessoa da Santíssima Trindade, fruto do Amor do Pai e do Filho por toda a humanidade.
Ouvimos muito dizer no nosso Seminário de Vida, que o Espírito Santo é o grande presente de Deus à humanidade. Mas se é um presente, por que nós o rejeitamos? Por que diminuímos sua importância? Se Ele é o grande e real consolador das almas, por que nós o reduzimos a alguns momentos de pura emoção ou as ocasiões de grande necessidade da nossa vida?
Vamos lembrar o nosso batismo no Espírito Santo. O que sentimos naquela ocasião, o que aconteceu naquele dia, o que Deus falou e o que Ele transformou, libertou e curou na minha vida...?
Daí, veremos o quanto esquecemos com facilidade as coisas que Deus realiza em nós. Hoje tudo mudou, ou melhor, quase nada mudou em nossas vidas depois do nosso Pentecostes! Nada mudou... Somos as mesmas pessoas, fazemos as mesmas coisas, vivemos do mesmo jeito, com os mesmos vícios e pecados. O Espírito parece que não transformou nada!
O mundo nos desfigura, nos descaracteriza, nos desnuda, nos torna feios e sem vida! Só o Espírito Santo é capaz de revelar quem realmente somos, a nossa essência em Deus. Só seremos transformados naquilo que realmente somos, pelo Espírito Santo. Só Ele é capaz de nos transformar, transfigurar, e refazer nossa dignidade de Filhos de Deus.
Mas para isso precisamos querer, pedir, procurar, bater (Luc 11, 9-13)... É preciso querer, e ter consciência de que precisamos nos deixar moldar constantemente; precisamos pedir o Espírito quando não conseguirmos caminhar com nossas próprias forças, ou quando o peso faz nossa alma também pesar; precisamos procurar o auxilio do alto, para decidir e escolher aquilo que é melhor, que é reto e bom; e por ultimo, precisamos bater, e insistir e não desistir, porque é vitorioso aquele que tem como companheiro de viagem o consolador e advogado de nossas vidas. Mas eu repito, é preciso querer e buscar.
Precisamos ser inteligentes ao ponto de compreendermos que se deixar guiar pelo Espírito é algo urgente e essencial. Que sozinhos somos incapazes que resistir às ciladas do inimigo, que somos fracos e limitados e precisamos de algo maior, grande e forte para combater por nós. Somente quem se deixa guiar pelo Espírito de Deus, consegue vencer a si mesmo e comandar suas paixões desordenadas.
Viver vida espiritual, eis o nosso grande desafio! E se for preciso nascer de novo, nasçamos de novo. Porque todo esforço para se alcançar a santidade será sempre pouco. Ou nos transformamos naquilo que Deus quer, e assim seremos felizes e cumpriremos nossa jornada aqui, alcançando o céu como recompensa ou nos transformamos naquilo que o mundo deseja e seremos sempre insatisfeitos e acima de tudo infelizes e vazios de sentido e ainda correremos o risco de perder a vida eterna.
“Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas...até os confins do mundo.”(Atos 1, 8) “Porque o nosso serviço realiza-se conforme a renovação do Espírito”... (Rom. 7, b6) E se somos Filhos de Deus somos conduzidos pelo seu Espírito. (Rom 8, 14) E não tenhamos medo, “pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria”. (Tim. 1, 7) “Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo 16, b33)
Se permita ser transformado pelo Espírito Santo! É uma decisão diária e pessoal, que transforma e gera vida! E só cabe a você essa escolha! Comece agora a pedir o Espírito Santo!
Depois não diga que não avisei!




por Julineide Mendes formadora e consagrada na Com. De Aliança Filhos de Sião
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?

Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados