segunda-feira, 4 de abril de 2011

Homilia do 4° Domingo da Quaresma


O Evangelho deste Domingo, nos narra a cura de um cego de nascença "Jesus ia passando e viu um homem cego que há anos mendigava naquele local.
De acordo com as crenças antigas o cego se encontrava naquela situação para pagar pecados, e os discípulos de jesus perguntaram; Mestre, quem pecou, esse ou seus pais, para que nascesse cego?".Jesus repudiou essa visão: "Nem ele pecou nem seus pais". É uma resposta breve, de Jesus, mas clara. Também não é indiferente às tragédias, deficiências e às enfermidades que se abatem sobre eles.Ele vem para curar e salvar. E a história do cego é uma manifestação disso.
 Enquanto os discípulos discutem sobre se o homem é culpado ou não, Jesus ama-o, se aproxima dele, toca-o com ternura e cura-o. Naquela mão que toca o cego, cumpre-se o mistério do amor de Deus.  Infelizmente, os homens geralmente são tão afastados entre si, até ao ponto de serem capazes de não falar ou não amar. Mas quando Ele estende a mão e toca o homem, aqui intuímos o mistério do amor de Deus. Jesus disse àquele cego: “Vai lavar-te na piscina de Siloé". O cego foi, "lavou-se e voltou vendo".
  A cura não veio através de fórmulas mágicas ou esotéricas;
 é realizada de uma forma simples: obedecendo as palavras de Jesus.
este capitulo nos chama a sairmos da nossa cegueira espiritual,e a nascermos , voltar-mos a enxergar a luz de cristo nosso senhor.
Nós seremos curados da cegueira e poderemos perceber quem está ao nosso redor; e, vivendo o nosso batismo, todos seremos capazes de estender,
ao chegar a nossa vez, as mãos para tocar com afeto os que estão sozinhos, que estão necessitando, quem pede a amizade.
Tocado pelo Senhor, o cego de nascença praticamente renasceu; ele não somente enxergava aquilo que antes não via, mas também acreditou em Jesus como Messias,
 embora ainda não O conhecesse bem. Teria que ir dando passos pouco a pouco, aprofundando sua fé. Ele tornou-se um novo homem.




Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ(fonte; cnbb)www.cnbb.org.br
Comentários
0 Comentários
Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados