terça-feira, 29 de março de 2011

Discernimento e comportamento


Discernir = Distinguir = separar

Temos que aprender separar as coisas boas, das ruins "Nem tudo que é certo a primeira vista, pode ser bom"

Toda escolha que fazemos, tem consequências. Aqueles que vão de pecado mortal em pecado mortal, acostuma, geralmente, o inimigo propõe gozos aparentes e despertar-lhes na imaginação, prazeres e desejos impuros, para mais os conservar e mergulhar em seus vícios e pecados.
Ao contrário, o bom Espírito causa-lhes remorsos e estímulos de consciência para os retirar de tão lastimoso estado_Santo Inácio de Loiola. Dentro do discernimento aprendemos o Auto-Domínio, a vida tem que ser movida pela a alma  e não pelas  vontades da carne. Se aprendermos ter o auto-domínio então teremos um bom comportamento.
Um bom comportamento "ser Cristão autêntico" exige de nós renunciar-mos as coisas deste mundo; " Comportemo-nos  como em pleno dia; nada de orgias , nada de bebedeira, nada de desonestidades nem dissoluções, nada de contendas, nada de ciúmes, ao contrario revesti-vos do Senhor Jesus e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites - carta de São Paulo aos romanos 13,14"
Temos que se entregar a Deus e confiar, pois o processo de conversão acontece dia a dia e assim acontecerá a verdadeira mudança. Questione-se a cada dia; O que fiz  para viver os planos de Cristo em minha vida hoje?
Busque o Espírito Santo e peça-lhe seus frutos; A caridade,  alegria,  paz, paciência, afabilidade,  bondade,  fidelidade, abrandura e a "temperança"
Temperança - Pessoa que controla os apetites da carne (auto domínio)

ORAÇÃO DE SÃO NICOLAU DE FLÜE

Meu Senhor e meu Deus,
arrancai de mim mesmo
tudo o que me impede de ir a Vós.
Meu Senhor e meu Deus,
dai-me tudo aquilo
que me conduz a Vós.
Meu Senhor e meu Deus,
tirai-me de mim mesmo
e entregai-me todo a Vós


Na Bíblia há muitas passagens que nos fala em discernimento...
Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.(GAL 5,17)
“Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou (JO 5,30) Todo homem prudente age com base no conhecimento (Provérbios 13.16).
Tome a decisão! Vá em frente!. É neste ponto que você deve parar de falar e passar a agir. É preciso começar. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Provérbios 16.3).



Pregadora: Julineide Mendes, consagrada da Comunidade Católica Filhos de Sião
Evento: Manhã de espiritualidade
Local: Santuário Sagrado Coração de Jesus-Marco-CE Em 28/03/11
Comentários
0 Comentários
Ultimas Notícias
Loading...
Enviar Mensagem
Aperte Esc para Fechar
Copyright © 2010 - 2017 Comunidade Católica Filhos de Sião Todos os Direitos Reservados